23 de jan. de 2013

Quando a América descobriu Colombo - parte 03

Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro (na época Miss Distrito Federal)

Já com 18 anos e 1,69m de altura, 56 kg, medindo 62cm de cintura, 90cm de busto, 91cm de quadril, 56cm de coxa e 21cm de tornozelo representou o Clube Botafogo no concurso Miss Distrito Federal (hoje RJ). O concurso foi realizado em um sábado, dia 14 de junho de 1958. 

Entrou no concurso envolto a polemicas. Uma famosa modelo, de nome Geórgia Quental, que trabalhava com ela na Casa Canadá, também tinha interesse de participar do concurso. A proprietária da loja, Dona Mena Fiala, decidiu apoiar Adalgisa pelo fato de ter ciência dos quatro anos em que se preparou. 

Não agradou a maioria das 25 candidatas inscritas no concurso o fato de ter uma modelo profissional competindo com elas. Outro fato foi às poucas, mas marcantes mudanças que Adalgisa fez no maiô do desfile: descosturou, ajustou, encurtou e cavou nas costas. Sem deixar de lado o inseparável Óleo Johnson, que deixava sua pela muito mias iluminada. 

Não entrou como favorita, mas a experiência fez visível diferença. Sob ensurdecedoras vais, salgadinhos fritos e gelo lançado rumo a vencedora, foi coroada em meio a lágrimas – Miss Distrito Federal 1958. 


As fotos da época mostram o semblante arrasado da Miss eleita. O jornal a Última Hora estampou a manchete "Bagunçaram o coreto". Em um jornal deu destaque para a mãe da candidata Ivone Richter (Miss Riachuelo), que subiu ao palco para tentar agredir Adalgisa, descontente com a segunda colocação da filha.

 
E dando continuidade ao barraco, nos camarins a irmã da Miss Vasco da Gama fez picadinho do belíssimo vestido de tule usado por Adalgisa na disputa em traje de gala. 

Quando tudo acabou a Miss eleita correu para o camarim e foi ali que viu sua mãe encolhida num canto após longa espera. Abraçadas ouviu da mãe: “Não chore filha. A vaia não era para você” – e dizem que não foi mesmo e sim, por ser representantes de clubes, Botafogo tinha muito poucos sócios e no local centenas de pessoas de outros clubes Carioca. 

Adalgisa não era ingênua e sabia muito bem o conteúdo de sua estratégia para chegar ao seu primeiro título que poderia levá-la ao Miss Universo. Ela, acima de tudo uma “mulher”, ficou arrasada com as manifestações após sua vitória, mas não destruída.


Nenhum comentário: