22 de mar. de 2015

Miss Paraná 2015 - campanha solidária!

A BAW Eventos e a “EcoBag Já” se unem novamente para a campanha de cunho social as edição 2015 do concurso Miss Paraná. As candidatas se unirão ao objetivo de colocar 5MIL unidades em todo o Estado. 

As sacolas reutilizáveis ou EcoBag auxiliam na maior conscientização dos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual, e a preocupação com futuro do planeta. O uso das sacolas diminui cada vez mais o uso das sacolas de plástico após qualquer tipo de compra, ou mesmo para transportar itens do dia-a-dia. Uma única sacola plástica não-biodegradável pode levar aproximadamente 500 anos para se decompor no ambiente, e atualmente o consumo anual de sacolinhas de plástico no mundo gira em torno de 500 bilhões. 

Na edição 2013 – foi feito um desafio e as candidatas dobraram o número sugerido de 4MIL. Colocaram em municípios 8,9MIL unidades, que conscientemente auxiliou na redução de resíduos plásticos no Planeta. Foram pequenas atitudes que motivaram pessoas a inserir no dia-a-dia algumas noções ecologicamente corretas. Muito além de não jogar papel no chão, o planeta precisa de pessoas dispostas a fazer um algo a mais, e a campanha busca demonstrar que esse algo a mais pode ser tão simples como carregar sua própria sacola na bolsa.


Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), são consumidas no Brasil cerca de 12 bilhões de sacolinhas por ano. Dessas, 80% viram lixo, levando mais de mil anos para se decompor. Mas não são apenas essas embalagens que degradam a natureza. Segundo um relatório do Programa Ambiental da ONU (Unep, na sigla em inglês), os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.

Além do lixo acumulado nos aterros sanitários, sacolas plásticas dentro de galerias pluviais é um fator que auxilia nos alagamentos de ruas e avenidas de cidades, como se vê em reportagens de TV.

Em produtiva reunião com a comissão organizadora do Miss Paraná 2015 – foram definidos dois modelos, que certamente deixaram os municípios do Estado mais belos e conscientes.