20 de fev de 2013

CONCURSO de MISS - quer participar, tem que se preparar...

Zuleyka Rivera - Miss Universo 2006

Andar na passarela com uma coroa na cabeça é um sonho que pode se tornar realidade e somente através de dedicação, seriedade e muita preparação é que se consegue. Nem todos os concursos têm como objetivo eleger simplesmente a mulher mais bela como vencedora. Hoje em dia, a maioria dos concursos de beleza em nível internacional está a procura de uma mulher que tenha em si três (3) qualidades importantes: beleza, inteligência e personalidade.

Existem muitas razões que levam mulheres a participarem de concursos de beleza. Para a maioria delas, seus objetivos principais envolvem uma carreira como modelo, como atriz ou simplesmente pelos prêmios envolvidos. Anualmente, milhares de mulheres ao redor do planeta participam de concursos de beleza talvez com objetivo de conquistar mais confiança em si mesma, ser mais genuínas e autenticas com as pessoas de um modo geral.

Concursos de beleza são ótimos veículos para uma mulher se livrar da timidez, melhorar a autoconfiança e amor próprio. Viagens..., conhecer pessoas diferentes..., participar do convívio social e profissional são outros fatores que podem motivar algumas das participantes.

A HORA CERTA - quando se toma a decisão em participar de um concurso é importante ter em mente que os prêmios são resultados da vitória e nem sempre a mais bonita é eleita vencedora.


Na vida profissional, escolar e social todos têm que competir arduamente uns com os outros. Aceitar perdas nessas áreas requer humildade e aprendizado. Da mesma maneira, os concursos de beleza devem ser encarados como uma competição sadia, onde todas as participantes terão as mesmas chances.

Se preocupar com alguém mais bela, com pernas mais compridas, com olhos mais bonitos etc., é uma forma de se anular e dar vez aos pensamentos ruins que certamente influenciarão poderão resultar em traumas. Uma coroa na cabeça não será tão importante se usada indevidamente por alguém arrogante e prepotente. Isso precisa ser muito bem trabalhado em uma candidata que se diz preparada, mas em dado momento - deixa cair a "máscara" da boa moça... da boa pessoa e da boa MISS!

NÃO TER SORTE: sorte não é o único fator para se vencer um concurso de beleza. O resultado só vai acontecer através de preparação física, determinação pessoal, além de preparo cultural e emocional.

BELEZA X INTELIGÊNCIA: antigamente os concursos focavam a beleza física como fator principal. Porém, com a liberação da mulher no final da década de 60 (ainda em desenvolvimento), a imagem dos concursos de beleza mudou. Uma mulher deve ser mais do que bonita para vencer um concurso de beleza. Ela deve ter inteligência, classe, personalidade, ser extrovertida, ter objetivos profissionais definidos, boa educação, boas maneiras e ter ciência que deverá ser "diferente" em seu tempo.

Beleza é fundamental em um concurso de beleza, mas se não estiver aliado com inteligência e personalidade ela não tem valor algum. Uma pessoa sem substância, sem cultura e sem objetivos raramente é levada a sério. Porém, uma pessoa inteligente, culta e com boa personalidade certamente será admirada, respeitada e amada por muitos. Beleza e inteligência combinam e juntas são fundamentais para se vencer um concurso de beleza.



QUE TIPO VENCE MAIS: não é a mulher com o guarda-roupa mais caro e com a aparência mais sofisticada que vence um concurso. Na verdade, exagero assim pode prejudicá-la na opinião dos jurados. Uma mulher extremamente preocupada com o seu visual pode ser taxada de superficial, sem valores internos e sem intelecto. Uma mulher com bom visual pode ter um temperamento difícil e consequentemente não apropriado para uma rainha da beleza. Ao contrário, uma mulher adequadamente bonita, com boa personalidade, atitude, dinâmica, inteligência e com um bom temperamento é a mulher ideal para um título de beleza. Nem sempre a mulher mais bonita ou mais alta é a vencedora.
A qualidade mais importante que uma candidata deve possuir para vencer é: autoconfiança moderada. Se a candidata acredita nela - outros também acreditarão. Pessoas autoconfiantes irradiam força, sucesso e saúde, isso não é egoísmo, mas sim energia, humildade e atitude positiva.

ÁREAS DE COMPETIÇÃO: geralmente, os concursos envolvem tradicionalmente três (3) áreas: entrevista, traje de banho e gala. Ultimamente, alguns concursos envolvem uma prova de entrevista preliminar antes do dia da final, onde cada candidata é entrevistada por jurados - considerada a mais importante no concurso, porque oferece aos jurados e candidatas a oportunidade de se conhecerem melhor. A primeira impressão é a que fica!


Outros concursos também envolvem provas preliminares de traje de banho e traje da gala onde todas as candidatas desfilam para os jurados demonstrando sua forma física, elegância e personalidade.

Nenhum comentário: