1 de abr. de 2008

MISS UNIVERSO É REALIZADO DESDE 1952

Segundo o site www.guiadoscuriosos.ig.com.br inicialmente o concurso iria se chamar Miss United Nations, numa associação entre a prefeitura de Long Beach, Califórnia-USA, e os Maiôs Catalina. Quando os Estúdios Universal entraram na parceria o título foi mudado para Miss Universo. A primeira edição aconteceu no dia 28 de junho de 1952, com a presença de 39 americanas e 29 estrangeiras. A vencedora foi a finlandesa Armi Helena Kuusela Kovo.

O Brasil participa pela primeira vez em 1954, tendo como certa a vitória de Martha Rocha, baiana que conquistou o título de Miss Brasil no mesmo ano. A estréia foi decepcionante para os brasileiros que contavam com a coroação da Martha. Mesmo não sendo eleita ela teve seu nome eternizado na história do Miss Universo por ter perdido o título devido as duas polegadas a mais no quadril. Martha é venerada por muitos como a grande vitoriosa daquele ano que consagrou como vencedora a norte-americana Miriam Jacqueline Stevenson.

O Brasil conquistou o título duas únicas vezes: Ieda Maria Brutto Vargas (RS) em 1963 - Miami Beach/Flória – USA e em 1968, com Martha Maria Cordeiro Vasconcellos (BA), em concurso também realizado em Miami.

Nenhum comentário: