1 de abr. de 2008

MISS PARANÁ FAZ JUSTA HOMENAGEM AOS JAPONESES

O tributo a colônia foi inspirada na comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O Paraná tem a segunda maior colônia nipo-brasileira com aproximadamente 1,5 milhões de japoneses e nikkeis alcançando a casa de 150 mil descendentes disseminados por todo o Estado.

Tudo teve início com a vinda de 165 famílias (781 passageiros) no navio Kasato Maru que chegou no Porto de Santos em 18 de junho de 1908. A imigração foi resultante de dificuldades e interesses de ambos os países: o Brasil, especificamente os fazendeiros de café que enfrentavam problemas com a mão-de-obra após a libertação dos escravos negros. O Japão enfrentava uma das piores crises de sua história marcada não somente pela economia, mas também pelo desemprego e excedente populacional.

Com total apoio da colônia japonesa de Maringá, através de lideres políticos e ACEMA (Departamentos de Tayko e Canto) a homenagem pode ser feita a altura do merecimento que os nipo-brasileiros conquistaram.

A abertura artística ficou a cargo do grupo Wakadaiko (ACEMA), que apresentou um belo número de Taiko. O grupo surgiu em 1999 da necessidade de preservar a tradição e, além de aprender as contagiantes batidas nos tambores, difundir a Cultura Japonesa.

Em nome da BMW Eventos os agradecimentos aos amigos que unidos realizaram uma emocionante e inesquecível homenagem...


Nenhum comentário: